sábado, 23 de fevereiro de 2013

CHÁS NATURAIS



O chá é uma bebida de origem chinesa, é um infuso proveniente da imersão de folhas, ervas ou flores de algumas plantas em água fervente, e, assim sendo, para extrair as substaâncias aromáticas.
O conceito de chá surgiu na China, por volta de 2.800 a.c. Desde a Pré-História as plantas são usadas como remédios. Na Idade Média, as mulheres começaram a fazer preparados com folhas, frutos e flores para tratar diversas doenças, hábito hoje reforçado por pesquisas científicas que já comprovaram os poderes medicinais de várias ervas. No Oriente, até hoje o chá é peça fundamental em rituais religiosos, enquanto na Europa, em especial na Inglaterra, constitui uma tradição cultural desde o século 19. No Brasil, esse tipo de bebida sempre fez parte da história através dos costumes indígenas e sempre esteve associado à saúde.
 São muitos tipos de chás existentes atualmente, então conheça alguns dos seus poderes para sua saúde e bem-estar!



 
Alecrim - Combate depressão e funciona como antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres. Também atenua dores reumáticas.

Boldo do Chile - De sabor amargo e pouco agradável, costuma ser um santo remédio para amenizar dores do estômago, problemas no fígado e o mal-estar gerado pela ressaca.

Camomila - É indicado para aliviar enjôos e disturbios gástricos e intestinais decorrentes, principalmente, do estresse diário.

Capim-Cidreira - Ótimo para combater a insônia, controlar o estresse em periodos de nervosismo, também é indicado para amenizar cólicas intestinais e gases.

Carqueja - Alivia males como azia, má digestão, pertubações gástricas e prisão de ventre.

Erva-doce - Atua no alívio de cólicas de recém-nascidos e femininas, durante o periodo pré-menstrual, auxilia também no combate à má digestão.

Chá-mate - É rico em vitamina A, B1, B2, além de 15 tipos de aminoácidos. Melhora o sistema imunológico, potencializa a concentração e traz energia e vitalidade.

Hortelã - Revitalizante, afasta a sonolência excessiva. É diurético e combate acessos de asmas.

Chá verde - Possue altas concentrações de antioxidantes, acelera o metabolismo, ajuda a diminuir o tecido adiposo. Não se esqueça que os chás não tem ação emagrecedora quando usados isoladamente. É necessário acompanhá-los com uma alimentação saudável e exercícios físicos.


Fonte de pesquisa: Revista frutas e saúde - Ano 2 - Edição 9; CT Editora Ltda.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CARNAVAL - Receita Natural Para Curar Ressaca




Todo ano é a mesma coisa para os foliões que gostam de exagerar nas bebidas durante o carnaval. Infelizmente, muitos não aprenderam ainda ao longo dos anos respeitar os limites do seu organismo. Diante disso, o Natturalíssimo dará algumas dicas que podem amenizar ou salvar o carnaval para as pessoas que estiverem com indisposição, ou seja, ressaca.

Dependendo do caso, você não precisa passar na farmácia e encher a sacola de remédios industrializados, pois a famácia natural através das ervas podem resolver alguns problemas de saúde.

Um chá de boldo ou 3 folhinhas de goiabeira (aquelas pequeninas folhinhas que ficam localizadas e chamadas popularmente "olhinho da goiabeira"), poderá solucionar problemas de diarreia leve.

Se o problema for dor de cabeça por causa do excesso de som, um chá de alfazema ou alecrim poderá ajudar bastante.

Outra dica legal é colher algumas folhas de lavanda, eucalípto ou alecrim e preparar um belo escalda-pé. Jogue numa bacia, acrescente um punhado das ervas que ajudam a relaxar, espere a temperatura baixar um pouco e mergulhe os pés em torno de 20 minutos.

Antigos cuidados como tomar bastante água, alimentação leve, colaboram para passar esses dias com muita saúde e disposição.

Enfim, como dizia Jorge Ben Jor: " prudência e dinheiro no bolso e canja de galinha, não faz mal a ninguém."

EXCELENTE CANAVAL PARA TODOS!!