segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

DIETA DAS EMOÇÕES





Muitas pessoas não sabem que a comida pode influenciar no comportamento e no humor, e, assim sendo, saber o que colocar no prato em variadas situações pode ajudar na qualidade de vida no trabalho, assim como, na vida pessoal.
Alguns alimentos fazem mais do que simplesmente alimentar, ou seja, eles interferem com maior ou menor intensidade, no metabolismo cerebral, alterando sua função e, consequentemente, deixando você mais calmo, mais agitado, feliz ou disposto. É claro que não dá para ser simplista, pois não é porque você toma um copo de iogurte de manhã que vai passar o dia todo sem se sentir cansado, mas os alimentos combinados, podem ajudar a intensificar uma característica importante naquele dia ou, pelo menos, não atrapalhar o seu desempenho. 

COMIDAS QUE DÃO CONFORTO ---> Quando as coisas vão mal, as pessoas procuram os alimentos que as fazem sentir-se melhor. Uma pesquisa realizada por Brian Wansik, nos Estados Unidos, baseada no censo americano, mapeou o que as pessoas preferem em cada situação.

1. Quando estão FELIZES, 32% tendem a escolher PIZZA OU CARNE; 
2. Quando estão INFELIZES, 39% vão em busca de SORVETE e BISCOITO;
3. Quando estão ENTEDIADAS, 36% abrem um pacote de BATATAS FRITAS.

Está absolutamente estressado e precisa relaxar comece por pães, frutas e vegetais com amido, como batata e milho. Esses alimentos aumentam a produção de serotonina que ajuda acalmar. Depois saque aquele chocolatinho escondido para momentos especiais.

É preciso tomar uma decisão, neste caso, você deve ficar alerta. Então, o melhor é optar por alimentos que estimulam a função cerebral. A castanha-do-Brasil, rica em selênio e zinco, carnes e sementes de girassol e gergelim, que também contêm Zinco, cumprem essa função.

Vai fazer uma apresentação em público, em primeiro lugar é preciso combater a timidez. O açúcar simples, a sacarose, leva a liberação de endorfinas no organismo. A substância aumenta a sensação de bem-estar e de segurança. Para isso, tome uma xícara de de chá de casca de maçã com canela, que garante cordas vocais mais lubrificadas e melhor dicção.

Tem uma prova importante, a ingestão de carboidratos abre caminho para entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro. Lá, essa substância é transformada em seretonina, neurotransmissor com substâncias químicas calmantes. Então, coma um bom prato de macarrão antes, ou, se for pela manhã, um pãozinho com manteiga tem o mesmo efeito. Se a prova for longa, leve uvas-passas para garantir energia durante sua execução. A fruta seca é mais fácil de consumir e fornece energia extra, porque seus açúcares estão mais concentrados.

Está triste sem saber o porquê, pode ser a falta de vitamina D. Esse nutriente tem uma série de papéis no organismo, um deles é trabalhar na produção de serotonina, o neurotransmissor que faz se sentir bem. Essa vitamina é sintetizada quando tomamos sol, mas está presente principalmente em peixes como sardinha de atum.

Sente-se fraco e sem energia, um pote de açaí fornece vigor ao corpo com rapidez, porque tem alto teor de gorduras insaturadas, além de carboidratos e açúcar. A banana também é ótima por vários motivos, pois contém três açucares naturais; glocose, frutose e amido.

Fonte de pesquisa: Revista Viva Saúde; n° 114; 2012.