segunda-feira, 3 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente - (3R's) Reduza, Reutilize e Recicle

 



Você já ouviu falar nos 3R's? Significam REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR. Eles contribuem para diminuir a quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário e podem ser transformados em novos produtos, por isso valem dinheiro.

REDUZIR - É o "R" que significa reduzir a quantidade de lixo que é produzido. É o mais importante de todos. Precisamos evitar o desperdício quando consumimos mais do que precisamos. Por exemplo, podemos reduzir nossa produção de lixo, evitando produtos descartáveis como copos plásticos, garrafas PET, embalagens descartáveis entre outros.

REUTILIZAR - É o segundo "R", que significa aproveitar um determinado produto para outra coisa. Por exemplo, um copo de requeijão pode ser utilizado para beber água ou folhas de papel usadas podem servir como caderno de rascunho ou uma garrafa PET de refrigerante pode ser reutilizado para guardar outro produto.

RECICLAR - É o processo industrial de reaproveitamento de materiais que serão utilizados como matéria-prima para fazer um novo produto, que pode ser igual ao original ou não. Por exemplo, as latinhas de cervejas que os catadores recolhem são vendidas para as empresas fazerem novas latinhas de cervejas. Os principais materiais recicláveis são: metais (latinhas), plásticos, vidros e papéis.

Fonte: Jornal Vamos cuidar do Brasil - 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário