segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Câncer de Próstata - Um risco iminente





Em pleno século 21, muitas doenças vem atingindo de forma maligna os homens brasileiros, e, dentre elas, o Câncer de Próstata está se destacando no sexo masculino, de modo que, 40% nunca foram em um urologista, segundo pesquisas.
Diante disso, o Natturalíssimo apresentará um texto sobre a doença pela Dra. Anny Hellen.
"Atualmente, o câncer de próstata é o quinto tumor mais frequente no mundo, com cerca de 800 mil novos casos sendo diagnosticados a cada ano.
A real incidência deste tipo de tumor é provavelmente maior do que essa, já que a doença pode permanecer em estado subclínico por mais de 10 anos, podendo não ser diagnosticada. Em outras palavras, nem todo câncer de próstata apresenta repercussão clínica, e a incidência da doença reflete, em grande parte, o resultado dos programas de rastreamento.
A partir do uso da dosagem do Antígeno Protático Específico (PSA) no rastreamanto do câncer de próstata, na prática clínica, houve um pico de incidência dessa doença. A história familiar de câncer de próstata está claramente associada  ao maior  risco para o seu desenvolvimento, de maneira que a presença de um, dois ou três familiares afetados aumenta esse risco em até 2,5 e 11 vezes, respectivamente.
Dado, aos fatos citados, antes da publicação de novos estudos, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda a realização do rastreamento da neoplasia de próstata com exame de PSA anual e toque retal em homens entre 50 a 80 anos; e nos homens com parentes de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata, o rastreamento pode ser iniciado aos 45 anos."

Fonte: DRA. ANNY HELLEN; Jornal Hemo-Onco, vol.2.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Projeto Ação Natal Verde - Muito mais que distribuir mudas


Pacientes, Terapeuta e Ronaldo (Projeto Ação Natal Verde)


Goretty (Terapeuta Ocupacional / Hospital João Machado)


Goretty e seus pacientes

O Projeto Ação Natal Verde vem realizando ações em todos os segmentos da sociedade, de modo que, escolas, hospitais, empresas e ruas carentes de verde vem sendo beneficiado ao longo dos seus 5 anos.
Uma das ações que deixou todos os colaboradores felizes, foi a visita de Goretty, Terapeuta Ocupacional (Hospital João Machado), na sede do Projeto Ação Natal Verde, localizado no Sebo Rio Branco, bairro da Cidade Alta em Natal/RN.
A visita de Goretty com seus pacientes proporcionou alegrias para todas as pessoas presentes naquela manhã, pois aconteceu muita interação social através da distribuição de mudas.
Enfim, só temos que agradecer pelos ensinamentos e descobertas que o Projeto Ação Natal Verde tem propiciado para toda a sociedade através das ações realizadas diariamente.