sábado, 24 de março de 2012

A Síndrome do Olho Seco

Essa semana estava sentado na cadeira de uma Clínica em Natal/RN, quando me deparei com um artigo numa revista falando sobre atualidades em olho Seco. Logo, peguei o meu laptop e imediatamente copiei as informações para postar no Natturalíssimo.
Segundo o artigo, o olho seco é uma das causas mais frequentes que levam o paciente a procurar o oftalmologista. Os sintomas dessa afecção causam baixa visual e interferem na qualidade de vida desses pacientes. O olho seco ou síndrome da disfunção lacrimal (SDL) foi definido como sendo uma afecção do filme lacrimal, caracterizada pela diminuição da produção da lágrima e/ou excesso da evaporação que causa danos à superfície ocular e está associada a sintomas de deconforto. 
Estima-se que 15% da população mundial apresenta sintomas e chega a 35% da população em alguns países asiáticos. Doenças como artrite reumatóide, Diabetes mellitus, e disfunções tiroidianas elevam o risco de olho seco.
O quadro clínico do olho seco varia dos casos mais brandos, nos quais os pacientes queixam-se de desconforto, aos mais graves, que podem atrapalhar a realização de tarefas da vida diária.
Os sintomas incluem sensação de corpo estranho ("areia nos olhos"), queimação, fotofobia, embasamento visual e hiperemia conjuntival.
Os agravantes do problema está relacionado com o ambiente e as condições de trabalho, ou seja, ar-condicionado forte, luz inadequada, assim como, muitas horas em frente ao computador.


O diagnóstico de olho seco é baseado na combinação das informações de anamnese, exame oftalmológico e resultados de um ou mais testes, como teste de Schirmer, tempo de ruptura do filme lacrimal e colorações vitais.
O tratamento do olho lacrimal é aliviar os sintomas, repor e/ou preservar o filme lacrimal e manter a integridade da superfície córneo-conjuntival. O tratamento clínico varia de acordo com o tipo de deficiência do filme lacrimal e da gravidade do caso, podendo ser dividido em: 


1. Substituição das das lágrimas;
2. Preservação das lágrimas;
3. estimulação da produção das lágrimas;
4. Anti-inflamatório.

Os lubrificantes oculares foram concebidos para umidificar a superfície ocular nos intervalos dos piscar e proporcionar conforto aos pacientes com o olho seco com mínimo dano ao epitélio da córnea e conjuntiva. A utilização de conservantes pouco tóxicos ou, idealmente, a sua não utilização compõe uma dessas estratégias e representa um grande avanço no tratamento do olho seco.

Fonte de pesquisa: Atualidades em Olho Seco: uma visão crítica dos lubrificantes com e sem conservante. Dr. José Alvaro Pereira Gomes - CRM: 66.306/S.P.

quarta-feira, 14 de março de 2012

LUGAR DE COMIDA É NA MESA!


O Brasil está na lista dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, e além do mais, o estilo de vida pode ser evidenciado em pessoas que estão acima do peso, e ao mesmo tempo, deficientes de nutrientes.
Logo, constata-se que o aumento dos ponteiros na balança, assim como, na qualidade de vida, pois esse é o reflexo de um cardápio desequilibrado que são desprezados fontes de vitaminas como, cascas, folhas e sementes.
Portanto, é possivel reverter esse quadro e comer melhor gastando pouco dinheiro, ou seja, basta criar hábito de aproveitar todas as partes dos alimentos nas refeições durante o dia.

DICAS:  

. CASCA DE BATATA: pode ser consumida refogada, assada ou usada no preparo de caldos e sopas;

. CASCA DE CEBOLA: ideal para fazer chá, bolinhos assados, tortas e refogados;

. CASCA DE OVO: pode ser aproveitada como farinha, pois o ovo é rico em cálcio e pode ser consumido por crianças, gestantes e mulheres na menopausa (que sofrem com a carência de cálcio). Você deve preparar colocando as cascas de ovos limpos e secas, cubra com água e deixe cozinar por 40 minutos. Escorra, quebre as cascas com as mãos e disponha em uma assadeira. Leve ao forno médio, preaquecido, até secar completamente, lembrando de mexer com uma colher para não queimar. Bata no liquidificador até obter um pó. Conserve em pote fechado.
. PÃO DURO: triture no liquidificador e use no lugar da farinha no preparo de carnes à milanesa no forno, ou misture com outras farinhas e polvilhe sobre saladas e pratos principais;

. FOLHAS DE CENOURA: vão bem no preparo de tortas, farofas, e bolinhos assados;

. SEMENTE DE MAMÃO: muito nutritiva, pode ser consumida na forma de geleia e molhos;

. CASCA DE ABACAXI: procure fazer suco, compostas e geleia;

. A PARTE DURA DO PALMITO: experimente cozinhá-la para rechear tortas ou servi-la como entrada de assados;

. LEITE: abriu a caxinha de leite e não usou tudo? Em vez de azedar, prepare iogurtes, molhos para saladas e bolos.

De acordo com um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existe um desperdício de aproximadamente 20% dos alimentos consumidos em casa.

Fonte de pesquisa: Dieta & Saúde - Ano 2 - N° 3 / 2011

domingo, 11 de março de 2012

AÇÃO NATAL VERDE: homenagem ao Dia Internacional da Mulher


No dia 8 de Março comemorou-se o Dia Internacional da Mulher, diante dessa data marcante, o Projeto Ação Natal Verde através do seu idealizador, Ronaldo Diniz, assim como, todos os seus colaboradores, não poderiam deixar de lembrar de muitas mulheres que contribuem nesse trabalho ambiental.
O inverno de 2012 está próximo de iniciar, e, mais uma vez o Projeto Ação Natal Verde pretende disseminar a consciência ambiental de forma holística para os lares, ruas, empresas e Instituições de ensino da nossa belíssima Natal/RN. No ano de 2011, foram distribuídas 3500 mudas de várias espécies, (Noni, Nim Indiano, Palmeiras, Hortelã, Babosa e etc) e para 2012 pretendemos ampliar essa  meta.
Portanto, agradecemos aos parceiros, em especial as mulheres, pois são os pilares da sustententação, sabedoria, desenvolvimento, equilíbrio e beleza do nosso planeta.


quinta-feira, 8 de março de 2012

DOENÇAS RENAIS - Previna-se!


Você pode ter uma doença renal e não saber, de modo que, seria bom se todas as pessoas fizessem um "exame de urina" em algum momento de suas vidas, mas algumas pessoas precisam realmente fazê-lo periodicamente, ou seja, aquelas com diabetes, hipertensão arterial, história familiar de doenças renal (especialmente se houver caso de insuficiência renal ou mais de uma pessoa com a mesma doença renal na família). Parentes de pessoas com diabetes ou hipertensão devem estar atentos, pois podem vir a ter estas duas doenças. Doenças renais (ou nefropatias) tem causas diversas e podem progredir para perda completa da função dos rins se não forem descobertas e tratadas em tempo.

O que você precisa saber:

O QUE FAZEM OS RINS:

. Regulam a pressão arterial;
. Filtram o sangue;
. Eliminam toxinas;
. Controlam a quantidade de sal e água no corpo;
. Produzem hormônios importantes para evitar anemia e doenças ósseas;
. Eliminam excesso de medicamentos e outras substâncias ingeridas.

COMO SABER SE VOCÊ TEM UMA DOENÇAS RENAL:

. Pressão alta;
. Inchaço (sobretudo no rosto, nas pernas e no corpo todo);
. Sangue na urina;
. Cólica renal causada por cálculos (pedras);
. Indícios de infecções urinária (dor, ardor ou dificuldades para urinar, urina mal cheirosa ou turva, aumento da frequência de micções);
. Palidez cutânea e fraqueza (sem outras justificativas).

Se seus exames (Urina I e/ou a dosagem de creatina no sangue) estiverem alterados, você tem sintomas ou tem dúvidas sobre o assunto: CONSULTE UM MÉDICO.

Fonte de pesquisa: Sociedade Brasileira de Nefrologia e www.sbn.org.br (Campanha previna-se)

quarta-feira, 7 de março de 2012

NONI: saúde ao alcance de todos

                                                             
Essa fantástica planta produz frutos com propriedade curativas. Originária da Polínésia (brotou em areias vulcânicas pura), é conhecida na América Central (Thaiti, Havai) como a "árvore que tira dor."
A fruta é de sabor amargo e pouco atraente, mas misturado a sucos (de preferência uva integral) é gostoso ao paladar, sendo um excelente suplemento natural.

ALGUNS BENEFÍCIOS E INDICAÇÕES: 

. Interage com a melatonina e serotonina, ajudando a regular o sono e os estados de ânimo;
. Reduz a hipertensão arterial e baixa os níveis de açúcar no sangue;
. Atua como antinflamátório, alivia a dor;
. Inibe a função PRÉ-CANCERÍGENA, e o crescimento de TUMORES CANCERÍGENOS;
. Trata o estresse e a depressão, combate problemas reumatológicos;
. Ajuda no combate a obesidade e os radicais livres;
. Aumenta a energia do organismo.

                                                                                   
                                                               
NUTRIENTES:

Proxeronina - A substância mais importante e ativa no Noni, permite a melhor função das células e cria um efeito de grande sinergia com outras substâncias ativa;

Minerais - Cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco, cobre, manganês, sódio e potássio;
  
Vitaminas - A, B, Ácido Fólico, B12, C;

Orgânico - Rico em fibras e aminoácidos;

Bioflavonóides - Evitam que o sangue engrosse e entupa as artérias do coração previnindo ataques cardíacos.

                                                                        
Contato para adquirir MUDAS, FRUTOS  e EXTRATO DO NONI:  natturalissimo@gmail.com

Fonte de pesquisa:
Méldica Indústria e Comércio de Produtos Naturais e Alimentícios LTDA;
Programa Globo Repórter da Rede Globo;
Almanaque Rural - Licença padrão do You Tube.

Atenção: Consulte sempre o seu médico.

quinta-feira, 1 de março de 2012

BABOSA: A faxineira do organismo

                       
A Babosa (Aloe vera) é um planta milenar, utilizada por imperadores, faraós, conquistadores e, na atualidade, pela indústria de cosméticos. Ela representa uma das mais generosas dávidas da natureza para o Ser humano.
A Aloe vera é constituída de 96% de água e de 4% de complexas moléculas de carboidratos. Essa quantidade de água que torna capaz de exercer seu mais importante papel: o de penetrar profundamente em qualquer tecido e lá operar seus efeitos prodigiosos. Em sua composição foram identificadas inúmeras substâncias, ou seja, polissacarídeos contendo glicose, galactose, xilose, tanino, esteroides, ácidos orgânicos, substâncias antibióticas,enzimas de várias tipos, resíduos de açúcar, uma proteína com 18 aminoácidos, vitaminas, minerais, sulfato, ferro, cálcio, cobre, sódio, potássio, manganês e outras.


REMÉDIOS CASEIROS COM BABOSA:

A Babosa pode ser utilizada no tratamento de calos, pequenas afecções da boca, queimaduras (inclusive térmicas, radioqueimaduras, raio-x e nucleares em geral), feridas, hemorroidas.

DICA: Aplicar a polpa da folha, ou o suco abtido sobre a parte afetada. No caso de hemorroidas, por exemplo, pode-se embeber um chumaço de algodão no suco das folhas e aplicá-lo no local.
Há quem prefira assar as folhas e as esfregar, ainda quentes, sobre as zonas afetadas por dores reumáticas, obtendo, assim um resultado muito positivo. (Receita do Frei Zago).

Gel Dental: Usado para purificar e acalmar irritações em dentes e gengivas. Como creme dental, é eficaz para combater cáries, eliminar tártaros e branquear os dentes.
Ingredientes: 1 pedaço pequeno de folha de Babosa.
Modo de preparar: Corte o pedaço da folha de Babosa à noite e deixe o líquido amarelo escorrer. No dia seguinte, pela manhã, raspe o gel com a colher e passe a escova fazendo a limpeza. O produto faz uma espuma tênue e agradável, sem amargo nenhum.

IN NATURA: Aplicá-se a folha da Babosa (Aloe vera) diretamente sobre as queimaduras e as feridas, sobre a pela seca, as infecções por fungos e as picadas de insetos. Pode-se tomar duas colheres por dia.

TÔNICO: O gel da babosa fermentado com mel e especiarias é empregado como tônico e auxilia contra a anemia, problemas digestivo e hepatite.

Enfim, a Babosa contém inúmeros poderes curativos para a saúde do corpo, assim como, para a beleza da pele e dos cabelos. Nos dias atuais, a ciência já sabe que esses "poderes" vem de suas vitaminas e sais minerais numa composição única. Existem muitas receitas caseiras com a Babosa, porém mostraremos em outras publicações. Qualquer informação sobre outras receitas ou esclarecimentos é só mandar um email para natturalissimi@gmail.com

Fonte de pesquisa: Amaro Augusto Dornelles. Coleção Plantas Curativas. Editora Sampa.